Psicologia Educacional

Definição, Objetivos e Áreas de Intervenção Gerais da Psicologia Educacional na APAC

O Psicólogo Educacional aplica a Psicologia - ciência do comportamento e dos processos mentais - à Educação, fazendo uma interligação entre estas duas áreas. Procura Educar (corrigindo, sugerindo, orientando, formando e modelando), mas com base nos princípios da Psicologia.

A intervenção da Psicologia Educacional procura ser global e integradora, baseada nas diversas necessidades sócio-educativas e psico-pedagógicas da APAC. Procura avaliar, escutar necessidades e participar diretamente nos vários contextos sócio-educativos, através do estabelecimento de relações positivas e de cooperação com os diversos intervenientes.

Dirige-se não apenas às crianças, mas também a todos os agentes educativos (família, educadores, técnicos, auxiliares) e elementos da instituição (direção, coordenação e colaboradores).

Os objetivos gerais desta área são essencialmente os seguintes: contribuir para a qualidade educativa da instituição numa vertente psico-pedagógica; facilitar relações interpessoais positivas; promover condições de desenvolvimento global e de aprendizagem para as crianças; aconselhar e formar os agentes educativos; articular redes de colaboração com a comunidade e diversos intervenientes; avaliar competências psicológicas (comportamentais, relacionais, emocionais e cognitivas); e implementar programas/projectos para o desenvolvimento dessas competências.

As atividades de intervenção que se desenvolvem na área da Psicologia Educacional são, de uma forma geral, as seguintes:

  • Avaliação e intervenção psico-educacional com as crianças;
  • Intervenções realizadas com os agentes educativos;
  • Aconselhamento psico-educacional às famílias;
  • Aconselhamento psico-educacional aos agentes educativos de ação direta;
  • Planos de formação dirigidos aos agentes educativos;
  • Programas e projectos psico-pedagógicos;
  • Planos de intervenção para problemas emocionais, comportamentais e de aprendizagem;
  • Colaboração e participação nos projectos educativos e atividades da instituição;
  • Visitas periódicas aos vários setores e equipamentos da APAC (creche familiar, creche, pré-escolar e ATL);
  • Articulação com a comunidade e equipas especializadas;

Por fim, a área de Psicologia Educacional presta atendimento diário na APAC. De forma geral, o atendimento aos agentes educativos funciona habitualmente por marcação direta com a psicóloga e o atendimento às crianças decorre de fichas de sinalização psicológica (preenchidas pelos técnicos de ação educativa da instituição) ou de pedidos verbais dos pais.

Neste sentido, é ainda importante acrescentar que a Intervenção Psico-Educacional procura atuar fundamentalmente nos Agentes Educativos da Criança (Pais, Educadores, Auxiliares ou outros Intervenientes Educativos), no sentido de orientar a sua função educativa e aconselhar práticas psico-pedagógicas ajustadas às necessidades, problemática e características da criança. Deste modo, privilegia-se antes uma intervenção alargada, cooperada e continuada com os vários agentes educativos, considerando-os como os principais factores de mudança. Procura-se criar e facilitar condições de desenvolvimento e de aprendizagem para as crianças, através dos seus modelos educativos naturais de referência. Não se pressupõe assim o Apoio Individualizado da Psicóloga à Criança, numa vertente de apoio direto contínuo e de consultas.